Na terça-feira passada, dia 24 de Março, nòs quatro decidimos fazer o tour clàssico: as cidades turisticas.
Pegamos um trem a tardinha em Alba Adriatica para Pescara, centro de convergéncia dos trens, uma encruzilhada ferroviària em que podemos ir para o norte, para o sul, para o oeste... em direçao a Roma.
Tamb no site da FS existem dicas para o viajante ferroviàario: "Prendere il treno - Guida al Viaggiatore": http://www.miol.it/stagniweb/index.asp?file=due_uomi.htm
Vai na imagem do Mapa acima como se distribui a malha ferroviaria que cobre a Italia toda.
Mesmo viajando com os Passes, se quisermos dormir ou garantirmos assento, temos que fazer a PRENOTAZIONE, que varia de preço em funçao do trem escolhido: os de Alta Velocidade sao carésimos e os de longa distancia (ou INTERCITY), muito procurados, também apresentam preços salgados.
Os trens REGIONAIS, que percorrem pequenas distancias dentro de uma mesma regiao, sao mais acessiveis (algo em torno de € 3,00 - cada um dos dolorosos euros pagos custam R$ 3,15 -REAIS -ou seja, tudo multiplicado por 3 da uma tristeza danada ter que complementar o valor do Passe que utilizamos).
Bem ... Fomos de Pescara a VENEZA, num tremcom COUCHETE, com triliches em cabines onde dormimos no balanço do trem, com cobertor quentinho, sendo ninados pelo Maquinista.
Amanhecemos na estaçao de VENEZA SANTA LUCIA envoltos por uma forte neblina, que cobria e enregelava tudo.
Imaginem se a Saara, no centro do Rio, em vez de ter o calçamento esburacado que tem, tivesse AGUA, em canais que se entrecuzam, barquinhos abusados competindo com balsas, lanchas e navios enormes na Baia de Sao Marcos.
As fotos estao todas com a Luisa que ainda nao inseriu no Blog. )vou colocar o album no Picasa e depois compartilho, ok?)
Depois do proximo capitulo, voces vao entender porque o Blog ficou tao paradinho. Nos nao paramos nem um minuto pra relatar nossas aventuras. Mas aguardem.
Beijos,
Helo
PS: teclar com o teclado configurado para o Italiano é uma barra... nossos acentos inexistem por aqui. Quando eu chegar ao RIO, eu corrijo, ok?
Nenhum comentário:
Postar um comentário